Nesse post vou explicar mais ou menos como eu fiz para tirar o visto.
Como eu vou fazer doutorado sanduíche, o visto que normalmente o pessoal do Consulado do Canadá manda fazer é o de trabalho ou Work Permit, porém, algumas pessoas que também vão fazer o sanduíche falaram que o Consulado pediu o Study.
Eu demorei bastante em esclarecer essa confusão de ser Work ou Study, então, o que eu aconselho para quem vai começar o processo do visto é, antes de procurar um despachante ou pensar em fazer sozinho, enviar um email direto para o Consulado, com a carta de aceite da Universidade e a carta de benefícios do CNPq (no caso da CAPES não sei qual é o nome da carta, mas é aquela que fala quanto vamos receber). Quando eu envie email perguntando o tipo de visto só mandei a carta de benefícios, e eles me pediram a do aceite da Universidade, por isso é melhor enviar as duas já no primeiro email.
O pessoal do Consulado demora mais ou menos 4 dias em responder, mas responde. O email deles é spalo-immigration@international.gc.ca
Depois de ter certeza qual é o tipo de visto você pode contratar um despachante ou fazer por conta própria no site do consulado. Eu contratei um despachante, então, vou falar minha experiência sobre isso.
Bem, eu estava com o tempo bem apertado e falaram que o visto demorava pelo menos 20 dias úteis em estar pronto, entrei em contato com o despachante e o que precisei ter foi:
- Formulário Work Permit
- Formulário Family Information
- Formulário Use of a Representative; [Este tem a informação do despachante]
- Formulário Termo de Consentimento
- Passaporte com validade mínima de 6 meses da data de volta
- Formulário Offer of Employment- IMM5802 / LMIA [Preenchido pela instituição que vem a ser o empregador]
- Comprovante da taxa de C$230 paga https://eservices.cic.gc.ca/epay/welcome.do?lang=en [Esta é uma taxa do empregador - Compliance Fee - que deve ser paga online, pode ser pela universidade ou por você. Eu fiz o pagamento]
- Carta de benefícios (CNPq ou CAPES)
- Duas fotos 3 x 5 recentes [Precisa ser 3 x 5, não pode ser outro tamanho]
- Pagamento da taxa consular [Neste caso eu paguei para o despachante e no valor que paguei já estava inclusa a taxa consular]
Além disso mandei alguns documentos complementares:
- Atestado de matrícula
- Cópia dos diplomas de graduação e mestrado
- Cópia simples do documento de identidade (RG ou RNE no caso de estrangeiro) e do CPF.
De todos esses documentos, eu não tinha o formulário da universidade (LMIA) e o comprovante de pagamento da taxa de C$ 230, pois a professora no Canadá estava de férias e não conseguia falar diretamente na Universidade para ver se podiam me ajudar com isso, então, entrei em contato com o Consulado e perguntei se podia começar o processo faltando esses documentos. Eles falaram que podia, mas que meu processo ficaria pendente até ter todos os documentos necessários. Essa resposta foi perfeita para mim, pois já ia adiantar a parte do médico. Para quem fica mais de 6 meses o Consulado pede exame médico e precisa ser com um médico credenciado. Tem médicos credenciados em algumas cidades, uma delas é Curitiba, e foi lá que eu fui, pois estava mais perto de onde eu moro.
Então, comecei o processo no dia 01 de julho. No dia 8 de julho recebi um email do Consulado com as informações necessárias para fazer o exame médico. Eles enviam um formulário que deve ser impresso e preenchido pelo médico na hora do exame. E também uma lista de médicos credenciados.
No dia seguinte, dia 9, a professora do Canadá pediu para eu fazer o pagamento da taxa online e enviar para ela o comprovante. O formulário da universidade (LMIA) precisa ter o número do comprovante do pagamento da taxa, então eles precisavam disso para poder enviar o formulário preenchido e assinado. No mesmo dia paguei e enviei para ela. Fiquei aguardando o LMIA.
Fiz o exame médico no dia 13 de julho, este exame demora até 72 horas para ser enviado ao Consulado, o médico envia o resultado diretamente.
No dia 16 de julho recebi o documento da universidade e, no mesmo dia, encaminhei esse documento e o comprovante da taxa de pagamento para o Consulado. Existia a possibilidade deles pedirem o original, então, pedi para a professora enviar o original do formulário, que chegou em 4 dias úteis, no dia 23 de julho.
Após isso era só esperar. Fiquei pendente no site de verificação do processo, colocando toda hora o tracking number e minha data de nascimento. No dia 25 de julho recebi o email da embaixada aprovando meu visto :), só faltava o passaporte. E ele chegou no dia 29 de julho.
Fim. =)
Agora vendo os dias, parece que nem demorou muito em fazer todo o processo, mas a data que eu pensava viajar inicialmente era o mesmo dia 29, e não foi possível. Tive que adiar a viagem em uma semana, para conseguir arrumar tudo e também porque eu só comprei a passagem depois de receber o email de aprovação do Consulado.
E bom, quando você está esperando algo os dias parecem infinitos! Ainda bem que no final tudo dá certo =D
Você tem como explicar como foi feito o pagamento do IMM5802?
ResponderExcluirOlá, Cássia,
ExcluirDesculpa não ter respondido antes, mas só vi sua mensagem agora.
O pagamento do compliance fee pode ser feito a partir deste link: http://www.cic.gc.ca/english/information/fees/result.asp?countrySelect=CA&lob=ecomp
Lá você vai seguindo os passos e procura a taxa de CAN$230.
Espero tenha conseguido ou consiga logo. Boa sorte com o processo!
=)
Oi, Ceci! Você não precisou adicionar documentos referentes a trabalhos anteriores, CV, comprovante de que cumpre os requisitos para o emprego requerido (para trainee/estagiário de pesquisa), diploma, plano de trabalho? Esses itens aparecem para eu submeter! :O
ResponderExcluirOi, Mafalda!
ExcluirNão precisei nenhum documento de trabalhos anteriores, só aqueles formulários que coloquei no post :)
O diploma sim (tanto de bacharel quanto de mestrado), coloquei ai como documentos complementares.
Eu não fiz diretamente no site, eu fiz com um despachante, então, não sei te dizer como é o passo a passo no site :(
Acho que tem alguém lá no grupo do facebook que fez sozinho também, dá para procurar o post na lupa :)
Boa sorte!
Oi, Ceci! Obrigada pelas informações!
ResponderExcluirOlá Ceci,
ResponderExcluirNão entendi bem como pagar a comliance fee por conta própria, no site tem muitas informações. Poderia me ajudar?
Olá,
ExcluirNo post tem o link para acessar a parte de pagamentos online, nesse link você vai avançando e deve chegar nesse aqui https://eservices.cic.gc.ca/epay/order.do?category=17
Ai tem que achar o compliance fee de CAD$230 e fazer o pagamento :)
Boa sorte!
Oi Ceci. Td bem? Algumas perguntas.
ResponderExcluir1) Você usou despachante do site? Foi pago? Porque pelo que vi no site tem a opção não pago.
2) Cópia dos diplomas de graduação e mestrado são em inglês?
3) Foi pedido alguma comprovação de TOEFL por exemplo?
Obg
Olá,
ExcluirEu contratei um despachante sim, fiz com essa empresa http://intercultural.com.br/
Foi pago, eles cobram um preço que inclui também o valor do visto em si. Só a parte do médico que foi um valor adicional.
Eu não fiz tradução de nenhum documento. Não sei se o despachante fez, porque eu mandei tudo para ele, mas acho que não precisa porque teve vezes que mandei e-mail para o consulado (quando tinha alguma dúvida) e era tudo em português.
Não pediram comprovação do inglês, mas em um dos documentos da universidade a professora confirmava que eu tinha nível de inglês suficiente para ir.
:)
Essa taxa que você pagou de 230 dólares foi para Universidade ou para o consulado?
ResponderExcluirOi, Jully,
ExcluirEssa é uma taxa do Consulado. Em teoria é a taxa que o empregador paga, e é pedida para o visto de trabalho.
Oi Ceci, quem fez o LMIA foi a universidade ou o departamento do orientador estrangeiro consegue emiti-lo? Eu vou pra UBC, mas a empresa que assessora os alunos internacionais disse que preciso pagar uma taxa pra UBC ($415) e entrar pelo programa de aluno visitante (VIRS), aí eles me ajudam a conseguir um LMIA-exempt work permit, a taxa de $230 seria paga pelo departamento lá. O problema é que eles disseram que só podem fazer isso pra quem fica menos de 6 meses e já me programei para ficar 1 ano. Não sei mais o que fazer...
ResponderExcluirOi, Aline,
ExcluirO LMIA é um formulário que é preenchido com os dados da universidade. Eu mandei o documento para a professora que iria me orientar lá e ela me devolveu preenchido e assinado.
Tem uma taxa que precisa pagar, que é essa de $230. No meu caso eu paguei essa taxa.
Taxas na universidade eu não precisei pagar, porque só precisava pagar se eu fosse fazer disciplinas, e fui como visitante, acho que pesquisadora visitante. Pode perguntar para seu orientador lá se há alguma possibilidade de ir como visitante sem pagamento. Daí você só precisaria pagar os $230, que isso sim é solicitado pelo consulado para fazer o visto.
Espero que consiga resolver. Boa sorte!