quinta-feira, 11 de junho de 2015

O professor no exterior!

Quando vi que existia a possibilidade de ganhar uma bolsa para fazer sanduíche no exterior fui atrás de todas as informações que eu precisava.

Sendo peruana, mesmo morando há muito tempo aqui, o primeiro que procuro nos editais é se eu consigo participar deles.

No caso de quem é estrangeiro, para fazer o sanduíche precisa ter o visto de permanência. E como eu já tinha ido atrás disso, essa parte estava certa \o/

Também vi os cronogramas. É importante saber o tempo que temos para fazer tudo e pensar na data prevista para a viagem e, também, é importante ter essa informação antes de procurar o professor no exterior, pois ele vai querer saber esses detalhes.

O próximo passo era encontrar alguma universidade e professor que me aceite para trabalhar com ele. Fui em uma feira de universidades da Irlanda que teve na minha universidade e peguei alguns contatos e mandei emails! As respostas iniciais eram que minhas mensagens seriam encaminhadas para a área responsável. E depois disso era "" esperar, mas demoravam muito em dar alguma resposta mais certa. Fui procurar outras opções.

Descobri que uma amiga estava fazendo pós, perguntei como ela fez, ela me falou  e, como somos da mesma área, me passou o contato da professora dela. 

Não é que deu certo?! =)

Mandei email para a professora, ela me respondeu (bem mais rápido do que eu pensei que responderia) e fomos trocando emails, ela viu minha proposta, gostou e aceitou! Claro que depois teve uma entrevista em inglês via Skype. Nessa entrevista ela já confirmou que eu conseguia me comunicar e com isso ela podia colocar na carta de aceite que eu tinha conhecimento suficiente do idioma (que é um dos requisitos para a bolsa).

Eu acho que ter o orientador da universidade do exterior é uma das partes principais no caminho para o intercambio, pois é ele quem vai mandar a carta de aceite, tanto dele quanto da universidade de lá. E esse é outro dos requisitos para fazer o pedido da bolsa sanduíche.

E não pode desanimar se ninguém responder seu email, se estiverem demorando muito tem que tentar outros caminhos. Há professores que demoram em responder e outros respondem bem rapidinho!

Bem! Tendo orientadora o próximo passo era pedir as cartas para ela e continuar avançando =)

Links:
O programa que eu procurei, em um primeiro momento foi o Ciências sem Fronteiras do CNPq
Os cronogramas podem ser acessados na página de Inscrições e Resultados. Em particular, eu acessei o cronograma de Doutorado Sanduíche, mas tem links para todos os níveis.
As informações do programa eu acessei no menu Programa e, dentro dele, procurei também por Doutorado Sanduíche, no menu da esquerda, dentro de Modalidade de bolsas no exterior. Lá eu peguei todos os requisitos que precisava para fazer a inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário